sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Exercícios - Número Inteiros Z

Exercícios - Matemática - 6ª série - Profº Márcio André


1 – Responda:
  • a) Qual o oposto de um número positivo?

  • b) Qual o oposto de um número negativo? 
2 – Considere os números – 20, – 5, 0, 5, 12, – 1, 8, 15. Qual o menor e o maior número?

3 – Coloque os números em ordem crescente
  • a) 423, – 243, 234, – 324, – 432, 342, 243
  • b) 5055, – 5005, 5505, 5005, – 5055, – 5505
4 – Um garoto faz o seguinte percurso sobre uma reta numérica: “A partir do zero, ele caminha cinco unidades no sentido positivo e em seguida anda sete unidades no sentido negativo.” Determine o ponto em que se encontra o garoto após esse percurso.

5 – Uma escola promoveu jogos esportivos cujos resultados estão descritos abaixo:

Carlos            3 pontos ganhos
Sílvio              8 pontos perdidos
Paulo              7 pontos ganhos
Mário              0 pontos

Coloque os nomes na ordem do melhor classificado para o pior.

6 – Considere as afirmações:
  • I) Qualquer número negativo é menor do que 0 (zero).
  • II) Qualquer número positivo é maior do que 0 (zero)
  • III) Qualquer número positivo é maior do que qualquer número negativo.
Quais das afirmações são verdadeiras?

7 – Quais são os números inteiros compreendidos entre – 5 e + 4 ? 

8 – Calcule:
  • a) + 10 + 2 =
  • b) + 2 + 21 =
  • c) + 5 + 18 =
  • d) + 23 + 21 =
  • e) + 12 + 34 =
  • f) + 12 – 8 =
  • g) + 15 – 6 =
  • h) + 45 – 32 =
  • i) + 56 – 34 =
  • j) + 57 – 31 =
  • k) – 32 + 25 =
  • l) – 23 + 12 =
  • m) – 15 + 13 =
  • n) – 45 + 40 =
  • o) – 35 + 27 =
  • p) – 23 + 32 =
  • q) – 32 + 53 =
  • r) – 12 + 32 =
  • s) – 11 + 40 =
  • t) – 36 + 54 =
  • u) – 5 – 9 =
  • v) – 12 – 13 =
  • w) – 23 – 10 =
  • x) – 35 – 16 =
  • y) – 51 – 21 =
9 – Calcule:
  • a) ( + 12 ) + ( + 21 ) =
  • b) ( + 13 ) + ( + 7 ) =
  • c) ( + 23 ) + ( + 21) =
  • d) ( – 12 ) + ( – 11 ) =
  • e) ( – 23 ) + ( – 4 ) =
  • f) ( – 21 ) + ( – 12 ) =
  • g) ( + 10 ) + ( – 13 ) =
  • h) ( + 21 ) + ( – 23 ) =
  • i) ( + 40 ) + ( – 17 ) =
10 – Calcule x – y:
  • a) x = + 6  e  y = + 5
  • b) x = – 7  e  y = + 8
  • c) x = – 9  e  y = – 5
  • d) x = + 12  e  y = – 15
11 – Uma empresa deve R$ 5400,00 para seus funcionários, mas irá receber R$ 7300,00 de outra empresa. Represente essa situação com apenas um número inteiro?

12 – Para fazer um bolo, Renata gastou R$ 27,00. Ela vendeu o bolo por R$ 70,00. Qual foi o seu lucro?

13 – Resolva:
  • a) ( + 3 ) + ( – 2 ) + ( – 5 ) =
  • b) ( – 2 ) – ( + 1 ) – ( + 5 ) =
  • c) ( + 4 ) + ( – 2 ) – ( + 3 ) =
  • d) ( + 5 ) – ( – 3 ) – ( – 1 ) =
  • e) ( + 4 ) + ( – 6 ) – ( + 7 ) – ( – 6 ) + ( + 7 ) =
  • f) ( – 3 ) – ( – 5 ) + ( – 6 ) + ( + 8 ) – ( – 4 ) =
14 – Elimine os parênteses:

a)    + ( – 3 + 8 ) =
b)    – ( – 3 + 8 ) =
c)    + ( 5 – 6 ) =
d)    – ( – 3 – 1 ) =
e)    – ( – 6 + 4 – 1 ) =
f)     – 6 – ( – 3 + 2 ) =
g)    18 – ( – 5 – 2 – 3 ) =
h)   20 – ( – 6 + 8 ) – ( – 1 + 3 ) =
i)     – 32 – 1 – ( – 12 + 14 ) =
j)      7 + ( – 5 – 6 ) – ( – 9 + 3 ) =

15 – Um reservatório contém 500 litros de água e efetuamos, sucessivamente, as seguintes operações: 
  • Retiramos 80 litros
  • Colocamos 45 litros
  • Colocamos 30 litros
  • Retiramos 130 litros
  • Retiramos 80 litros
Qual a quantidade de água que ficou no reservatório?

16 – Qual é o sinal de um produto:

 a) que tem dois números positivos?
 b) que tem dois números negativos?
 c) que tem um número positivo e outro negativo?

17 – Efetue as multiplicações:

a) ( + 5 ) . ( + 3 ) =
b) ( + 4 ) . ( – 5 ) =
c) ( – 8 ) . ( + 4 ) =
d) ( – 6 ) . ( – 7 ) =
e) ( – 2 ) . ( + 4 ) . ( + 3 ) . ( – 1 ) =
f) ( – 5 ) . ( – 6  ) . ( – 2 ) =
g) 2 . (- 3 ) . ( + 6 ) =
h) (- 3 ) . 5 . ( – 7 ) =

18 – Determine o sinal de cada produto:

a) +.+.+.+ =
b) -.-.-.- =
c) +.-.+.- =
d) +.+.-.+.-.- =

19 – Efetue as divisões:

a) ( + 15 ) : ( + 3 ) =
b) ( + 20 ) : ( – 4 ) =
c) ( – 35 ) : ( + 7 ) =
d) ( – 40 ) : ( – 5) =
e) (+  51 ) ( – 3 ) =
f) ( – 77 ) : ( + 11 ) =
g) 500 : ( – 25 ) =
h) ( – 750 ) : (-10) =
i) (-48) : (-6) =
j) (-28) : (+7) =

20) Efetue as potenciações:

a) -3 elevado a 4 =
b) -9 elevado a 2 =
c) +10 elevado a 2 =
d) -5 elevado a 4 =
e) -2 elevado a 7 =
f) -3 elevado a 4 =
g) -4 elevado a 2 =
h) +6 elevado a 3 =
i) -4 elevado a 0 =
j) -100 elevado a 1 =

Obs.: As turmas 621, 624 e 625 entregar numa folha de papel esta atividade na data da sua prova !

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