domingo, 21 de agosto de 2011

Conjuntos Numéricos - 1º ano

Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café
Professor: Márcio André
Turmas: 1º ano do Ensino Médio


Assunto: Conjuntos Numéricos
Mensagem
A história dos números está diretamente ligada à própria história do homem pela necessidade de dimensionar os fenômenos com os quais se relaciona.

Assim, as técnicas de contagens, medidas, e cálculos foram gradativamente impondo a necessidade de se criarem sistemas simbólicos que representassem a quantificação de grandezas e valores.

Os conjuntos numéricos são compostos por, números naturais, representados por N, números inteiros, representados por Z, números racionais, representados por Q, e números reais, representados por R, também há os conjuntos dos números irracionais, representados por I, e os conjunto dos números complexos, representados por C.

O conjunto dos números naturais,são compostos por N={0,1,2,3,4,...}, números inteiros que tem um sucessor, ou seja, o sucessor de 1 é 2, assim por diante infinitamente. Os números naturais são o modelo matemático necessário para efetuar uma contagem, o número (zero) 0, também faz parte dos números naturais, sendo que alguns estudiosos não consideram o zero como natural porque, historicamente , surgiu da necessidade de preencher as casa vazias na expressão de um número, ou seja, não como número, e sim como algarismo em um sistema de numeração posicional; podemos usar o símbolo (*) para indicar a exclusão do elemento 0 (zero), de qualquer conjunto numérico. Assim, para o conjunto dos naturais podemos escrever: 
N*={1,2,3,4,...}.

O conjunto dos números inteiros, veio após os números naturais, surgiu a necessidade de adicionar aos números naturais os negativos, portanto os números inteiros pode ser escrito por, infinito 
Z={...,-3,-2,-1,0,1,2,3,...}. A necessidade de utilizar os números inteiros, veio com a necessidade de fazer a subtração de um número natural sendo seu resultado um número negativo.
É comum usar o símbolo (+) para a exclusão dos negativos e (-) para a exclusão dos positivos. Dessa maneira, podemos escrever alguns subconjuntos de Z:
Z₊ = {0,1,2,3,4,...} = N
Z₋ = {...,-3,-2,-1,0}
Z˟ = {...,-3,-2,-1,1,2,3,...}
Z˟₊ = {1,2,3,4,...}
Z˟₋ = {...,-4,-3,-2,-1}
Os conjunto dos números racionais, veio da divisão de dois números inteiros, sendo o resultado um número decimal finita ou periódica.
Por exemplo, ⅜ é número racional e é o mesmo que 0,375.
1/9 é numero racional e é o mesmo que 0.111111...
Observe que na divisão continuada do numerador p pelo denominador q, só podem ocorrer q restos diferentes, daí a periodicidade.
2/₇ = 0,285714285...
4/13 =0,307692307...
Efetue a divisão com vários números para constar.
Genericamente, podemos escrever que:
Q = {x | x = p/q ; p ͼ Z, q ͼ Z˟}
A lera Q vem da palavra quociente.
Note que todo número inteiro é também um número racional, pois pode ser expresso na forma p/1, (p ͼ Z). Logo Z ᴄ Q.

Admitem-se também as notações Q₊, Q₋, Q˟, para subconjunto de Q.
Os conjuntos dos número reais, são o modelo matemático para expressar as medidas. Formam um conjunto de números que podem ser representados por uma expressão decimal finita ou decimal infinita e periódica ou decimal infinita e não periódica, tem-se um número irracional.
Todo número racional é um número real. Portanto, Q ᴄ R.
Veja alguns exemplos de números reais que são irracionais:
Raiz quadrada de dois:

√2 = 1,4142135623730950488016887242097...
Pi:
ᴫ = 3,1415926535897932384626433832795...
Número de ouro:
(1+√5)/2 = 1,618033988749894848204...
Admitem-se também para os números reais as notações R˟,R+,R-, R˟-,e R˟+.
Em breve será colocado próximo assunto: Intervalos

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Descobrindo medidas na Aldeia Kumarumã

Nosso trabalho tem como objetivo desenvolver no aluno indígena a construção do conhecimento de medidas e área. A turma é do 1º ano do Ensino Médio. Os alunos foram medir: comprimento da ponte principal da aldeia, tamanho de uma sala de aula, biblioteca, igreja, prato de fazer farinha, poço, cuias e casarão de reunião da comunidade ! Meu trabalho com está de indígenas GALIBI MARWORNO é voltado a geometria plana e medidas. Segue as fotos do trabalho de campo na Aldeia Kumarumã, na reserva UAÇÁ no extremo norte do município de Oiapoque, no Estado do Amapá !




















segunda-feira, 2 de maio de 2011

Jogos Matemáticos na visão indígena

Falar de jogos matemáticos dentro da educação índigena é fazer entender ao indígena que brincando descobre-se matemática ludicamente fazendo que dentro do seu habit a matemática pode ser encarada sem fórmulas, sem regras, mas que no jogo criado de sua própria criatividade o mesmo consegue criar conceitos e desenvolver determinado assunto do conteúdo programático. Observe alguns jogos criados por alunos de 6ª serie, no ensino fundamental na Aldeia Estrela, no KM 70, uma hora antes do munícipio de Oiapoque, em que foi desenvolvido por alunos das seguintes etnias: KARIPUNA, PALIKUR e GALIBI MARWORNO













quarta-feira, 13 de abril de 2011

Aldeia Espírito Santo - Agosto/2010 - Estatística









Trabalho com uma turma de 8ª série, na Aldeia Espírito Santo, na reserva UAÇÁ, no extremo norte do Oiapoque - Amapá - Brasil. A turma fez uma pesquisa no centro de saúde da referida aldeia das doenças que afetaram a comunidade nesse período. Obrigado a todos meus alunos que aprenderam a idéia de pesquisa, coleta de dados para este trabalho estatístico desenvolvido no Ensino Fundamental !

segunda-feira, 11 de abril de 2011