quarta-feira, 29 de junho de 2011

Descobrindo medidas na Aldeia Kumarumã

Nosso trabalho tem como objetivo desenvolver no aluno indígena a construção do conhecimento de medidas e área. A turma é do 1º ano do Ensino Médio. Os alunos foram medir: comprimento da ponte principal da aldeia, tamanho de uma sala de aula, biblioteca, igreja, prato de fazer farinha, poço, cuias e casarão de reunião da comunidade ! Meu trabalho com está de indígenas GALIBI MARWORNO é voltado a geometria plana e medidas. Segue as fotos do trabalho de campo na Aldeia Kumarumã, na reserva UAÇÁ no extremo norte do município de Oiapoque, no Estado do Amapá !




















segunda-feira, 2 de maio de 2011

Jogos Matemáticos na visão indígena

Falar de jogos matemáticos dentro da educação índigena é fazer entender ao indígena que brincando descobre-se matemática ludicamente fazendo que dentro do seu habit a matemática pode ser encarada sem fórmulas, sem regras, mas que no jogo criado de sua própria criatividade o mesmo consegue criar conceitos e desenvolver determinado assunto do conteúdo programático. Observe alguns jogos criados por alunos de 6ª serie, no ensino fundamental na Aldeia Estrela, no KM 70, uma hora antes do munícipio de Oiapoque, em que foi desenvolvido por alunos das seguintes etnias: KARIPUNA, PALIKUR e GALIBI MARWORNO













quarta-feira, 13 de abril de 2011

Aldeia Espírito Santo - Agosto/2010 - Estatística









Trabalho com uma turma de 8ª série, na Aldeia Espírito Santo, na reserva UAÇÁ, no extremo norte do Oiapoque - Amapá - Brasil. A turma fez uma pesquisa no centro de saúde da referida aldeia das doenças que afetaram a comunidade nesse período. Obrigado a todos meus alunos que aprenderam a idéia de pesquisa, coleta de dados para este trabalho estatístico desenvolvido no Ensino Fundamental !

segunda-feira, 11 de abril de 2011